É provável que você já tenha visto algumas vezes pessoas usando ou falando das fichas de resumo, ou método de estudo por fichamento, mas nunca tenha entendido o real benefício dessa prática ou como isso se diferencia de fazer anotações no caderno. Entenda de uma vez por todas quando e como você pode usar as fichas, e os benefícios desse método.
COMO USAR AS FICHAS PAUTADAS PARA O ESTUDO?
MÉTODO FLASHCARDS (EUA)
O uso das fichas pautadas é muito popular, especialmente no Estados Unidos, para o estudo através do método de Leitner. Esse método consiste em usar as fichas para memorização de tópicos, então o aluno escreve uma pergunta ou assunto na frente da ficha, e na parte traseira fica a resposta. A orientação do método é que o aluno repita a leitura das fichas até memorizar o conteúdo das respostas.
QUANDO USAR: Você pode usar as flashcards (fichas pautadas) para estudar disciplinas que demandam a memorização de conceitos, idiomas estrangeiros, símbolos científicos, datas históricas e outros fatos rápidos que você precisará acionar rapidamente na memória. QUANDO NÃO USAR: Não faz muito sentido você tentar aplicar esse método para equações de 1º grau, por exemplo. Esse é um tópico que exigirá mais prática de exercícios que memorização simples de conceitos
FICHAS DE RESUMO (BRASIL)
Enquanto observamos muitos studygrammers estrangeiros usando as fichas pautadas para o método de Leitner, no Brasil é mais comum vermos os estudantes usando as fichas pautadas para resumos, principalmente concurseiros e vestibulandos.
O estudante se beneficia em dois momentos quando usa as fichas dessa forma:
1. No momento em que você está escrevendo a ficha: nesse momento, o estudante está organizando em sua mente o que ele aprendeu do livro ou de suas anotações. Esse momento em que o aprendizado é traduzido para nossa própria linguagem auxilia o aprendizado
2. No momento que o estudante relê as fichas: as fichas irão conter o tópicos estudados de forma resumida e direta. Sendo assim, toda vez que o estudante optar pela revisão, ele consegue brevemente acessar e relembrar esse conteúdo. Como esse tipo de revisão é mais simples e rápida do que voltar em textos acadêmicos, esse método é o queridinho de muitos concurseiros e vestibulandos, já que eles tem que lidar com uma quantidade imensa de conteúdo.
Agora que você entendeu melhor como funcionam as fichas de resumo, método muito popular aqui no Brasil, veja abaixo…
3 dicas infalíveis para te ajudar a começar a estudar com esse método:
1 – Um tema por ficha:
Os experts das fichas de resumo recomendam não mais que um tópico por ficha, e ressaltam a importância de se escrever títulos claros e chamativos, para facilitar a memorização do conteúdo.
2 – Seja sucinto, direto e visual
O ideal é escrever textos curtos para explicar as informações importantes. Você pode usar palavras-chave, setas e chaves para puxar exemplos e observações, linhas do tempo, mapas mentais, cores… O ideal é cada um descobrir o que funciona melhor para seu aprendizado.
3 – Revise
Faça o exercício de memorização da ficha não só enquanto você está escrevendo seu resumo, mas volte a consultar as fichas 24 horas, 7 dias depois e 30 dias depois. Essa escala de revisão é recomendada nos artigos que tratam sobre Curva de Esquecimento.
DICA EXTRA:
Numere as fichas para não embaralhá-las e perder a sequência do conteúdo que você está estudanto. Uma boa dia é usar um fichário, pasta ou sistema de disco para organização das fichas.
Gostou do método de estudo por ficha de resumo? Aproveite para conhecer as fichas resumo da Buendia Papelaria!