Quero revender papelaria! Como começar?
Nesse post te daremos 6 dicas para começar a revender papelaria fofa, um passinho de cada vez…
Afinal, por que revender papelaria?
Aqui vão alguns motivos:
- Todo mundo ama papelaria! Adultos e crianças, estudantes e até quem já saiu da escola há muito tempo… É verdade! Todo mundo ama a sensação de comprar um caderno ou agenda novinha!
- É novidade! Alguns nichos de revenda já são bem conhecidos, como a de cosméticos (quem nunca comprou na revistinha da Avon?), outras variedades já estão bastante consolidadas neste mercado também, como roupas, semi-jóias e artigos para a casa. São empresas já bem reconhecidas no mercado, mas e quando falamos de papelaria? Vender artigos de papelaria de forma independente ainda é relativamente novo. Cada vez mais as pequenas lojas online ganham força, uma vez que se destacam pelos produtos diferenciados e interessantes.
- Diferencial! Produtos de alto valor podem ser lucrativos, mas são um pouco mais difíceis de vender, dependendo do seu perfil de cliente. Os produtos de papelaria tem a grande vantagem de serem muitíssimo variados e disponíveis em ampla faixa de preços, o que permite vendas de baixo valor e, ao mesmo tempo, grande quantidade, e ainda: para diversos públicos diferentes!
Como começar a revender produtos de papelaria?
Para responder essa pergunta, separamos 6 dicas que são essenciais para quem está começando:
1-Defina seus canais de venda:
Instagram, WhatsApp, Grupos do Facebook, Market Places, site próprio? Cada plataforma tem suas vantagens e suas funcionalidades próprias, é importante pensar em qual será seu público alvo e seu objetivo com cada uma delas. Também é importante considerar utilizar mais de um dos canais, conforme a demanda.
2-Escolha seus fornecedores:
Ter uma boa variedade de produtos que permita que seus clientes te identifiquem de forma diferenciada é essencial! Aqui a pesquisa é a chave! Esteja sempre atento às novidades do setor.
Atenção aos valores mínimos para pedidos e ao seu estoque! Organização vai ser imprescindível para não ter surpresas desagradáveis.
3-Crie sua marca:
Ter uma marca é essencial para se diferenciar, se destacar, e ser lembrado. Desde um nome bem escolhido, até uma logo caprichada em todas as suas aplicações, não se esqueça que a marca não se restringe apenas a esse aspecto visual, mas ela também será impressa em seu modo de falar ao atender seus cliente, a entrega de seu produto, seus posicionamentos no mercado e até mesmo o pós-venda. Tudo isso é imprescindível para consolidar sua identidade como marca.
4-Precifique seus produtos:
Organização e planejamento financeiro definitivamente são aspectos chave para o sucesso da sua revenda! São assuntos bastante amplos e que merecem muito cuidado, então vamos te indicar os materiais e cursos do Sebrae para buscar o conhecimento necessário sobre o tema.
Por enquanto, vamos falar sobre a grande dúvida de vários empreendedores: como precificar seus produtos? Não existe resposta pronta para essa pergunta, portanto propomos algumas reflexões e considerações que podem te ajudar a amadurecer sua precificação:
O mercado em geral, aplica de 45% a 50% de margem sobre o valor dos produtos. Não é uma regra, mas em geral, ao comprar por R$ 10 e vender por R$ 19-20 (45%-50% de margem de lucro) um varejista tende a manter o negócio saudável. Portanto, vale levar isso em consideração na hora de planejar a sua própria precificação.
5-Divulgue sua marca
Você pode começar pelo famoso “boca a boca”, contando para as amigas e para a família que está apostando em um novo empreendimento, mas sabemos que só confiar em indicações não será o suficiente para o seu negócio crescer. Portanto aqui as redes sociais vão ser suas principais aliadas! Como já dissemos no tópico 1 (dos canais de venda), vale a pena analisar qual rede combina mais com você e com seu público. Procure manter-se conectado e sempre respondendo seus clientes, criar um vínculo amigável com eles é muito importante.
6-Tire boas fotos:
Como já foi dito, a divulgação é essencial, e as redes sociais são muito visuais, assim como o público da papelaria fofa! É claro que a qualidade do seu produto e o seu bom atendimento serão decisivos para a fidelização do seu cliente, mas em um primeiro momento, ele será captado pelo visual dos seus produtos.
Opte por sempre tirar fotos com boa iluminação natural, deixa as cores mais bonitas e evita fotos desfocadas ou pixeladas (também facilita a manipulação e edição dessas imagens posteriormente). Mostre a variedade e não esqueça de dar destaque aos detalhes, faz toda a diferença!
Por fim, pode ser interessante apostar em fotos de testes com os itens, com as canetas por exemplo: é sempre legal escrever ou desenhar um pouco com elas para mostrar ao seu público a cor, a espessura do traço, e até mesmo incentivar a vontade do seu cliente de usar esse produto maravilhoso!
E aí? Gostou da ideia?